segunda-feira, 23 de março de 2015

TÁ NA MESA: Prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, fala na Federasul nesta quarta-feira, 25

Prefeito da Capital palestra sobre “Porto Alegre para as pessoas”, na véspera dos 243 anos da cidade 
(Porto Alegre-RS, 23 de março) – O prefeito da capital do Rio Grande do Sul, José Fortunati, será o palestrante do próximo “Tá na Mesa”, da Federasul, nesta quarta-feira (25/03). Na ocasião, Fortunati promete dar um panorama atual da cidade, passando pelas 14 obras de mobilidade urbana, o processo de revitalização da orla e demais investimentos previstos para a recuperação do centro histórico. 

Fortunati 
José Fortunati nasceu em 24 de outubro de 1955 em Flores da Cunha, na Serra Gaúcha, sendo filho de Geraldo Fortunati, um funcionário público do DAER, e da costureira Amélia Santini Fortunati. Recebeu o nome de "José" para homenagear São José; "Alberto" devido a admiração de seus pais pelo senador Alberto Pasqualini; e o "Reus" por uma graça alcançada pelo padre João Batista Reus.
Fortunati estudou em escolas públicas durante a sua infância e adolescência. Ele esteve em escolas municipais e estaduais de Flores da Cunha e de Caxias do Sul. Nesse período ele trabalhou como balconista da Farmácia São Pedro. Com o dinheiro do salário ele pagava as passagens e livros. Durante a adolescência ele também participou do movimento dos escoteiros do Brasil.
Formação universitária e carreira

Em 1974, Fortunati mudou-se para Porto Alegre, sendo um dos fundadores da Associação de Moradores da Casa do Estudante da UFRGS. Foi presidente do Diretório Acadêmico dos Estudantes de Matemática e membro do DCE. Entre 1979 e 1982 participou do movimento popular nas vilas da Grande Cruzeiro do Sul, alfabetizando adultos pelo método Paulo Freira. Em 1980 filiou-se ao Partido dos Trabalhadores. 

É formado em matemática, administração pública, administração de empresas, e Direito, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(UFRGS).
Funcionário concursado do Banco do Brasil, em 1985 assumiu a presidência do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre. Coordenou, ainda, a luta contra a liquidação do Banco Sulbrasileiro, que deu origem ao Banco Meridional. No mesmo ano ajudou a implantar a Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Rio Grande do Sul, tendo sido o seu primeiro presidente.


Carreira Política

Em 1986, Fortunati concorreu a deputado estadual constituinte pelo PT. Ele foi eleito com 25.606 votos. Durante o mandato de 1987-1990, Fortunati foi o parlamentar que mais apresentou e teve emendas aprovadas.
Em 1990 assumiu como deputado federal em Brasília, sendo reeleito em 1994. Foi líder de bancada e considerado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) um dos parlamentares mais influentes do congresso, por três anos consecutivos.
Em 1997 tornou-se vice-prefeito da capital e secretário de governo, coordenando o Fórum de Políticas Sociais da Prefeitura.
Em 2002 ingressou no Partido Democrático Trabalhista (PDT). Em 2003 foi secretário estadual da Educação. Na sua gestão, o Rio Grande do Sul foi reconhecido como o estado de melhor qualidade de ensino e melhor rede pública de ensino médio. No final de 2006 assumiu como secretário municipal do Planejamento, onde realizou um grande debate na cidade para a elaboração do novo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental.
Em 2000 foi eleito vereador, com 39.989 votos. Assumiu a presidência da Câmara Municipal de Porto Alegre.
Em 2008, concorrendo juntamente com José Fogaça, foi eleito vice-prefeito de Porto Alegre e assumiu a função de secretário extraordinário da Copa do Mundo de 2014 em Porto Alegre . 

Prefeito de Porto Alegre

Em 30 de março de 2010, com a renúncia de José Fogaça para concorrer ao governo do estado, Fortunati assume a prefeitura até o final do mandato, em 31 de dezembro de 2012.
Em 7 de outubro de 2012 é reeleito prefeito de Porto Alegre no primeiro turno das eleições. Com 517.969 votos, representando 65,22% dos votos válidos. Em segundo lugar ficou Manuela D'Ávila com 141.073, 17,76% dos votos válidos.

TÁ NA MESA
PALESTRANTE: prefeito de Porto Alegre, José Fortunati
TEMA: “Porto Alegre para as pessoas”
QUANDO: quarta-feira, dia 25 de março de 2015, 11h30
ENDEREÇO: Largo Visconde de Cairu, 17, no Centro de Porto Alegre

Nenhum comentário:

Postar um comentário