sexta-feira, 11 de abril de 2014

Só ela acredita: Em inauguração do Pisa, Dilma diz que aeroporto Salgado Filho tem condições para atender demanda da Copa

Em inauguração do Pisa, Dilma diz que aeroporto Salgado Filho tem condições para atender demanda da Copa

Presidente observou, porém, que estrutura não é a adequada para as necessidades da população

Em inauguração do Pisa, Dilma diz que aeroporto Salgado Filho tem condições para atender demanda da Copa Fernando Gomes/Agencia RBS
Placa que oficializou inauguração foi descerrada por volta das 10hFoto: Fernando Gomes / Agencia RBS
A presidente Dilma Rousseff, que desembarcou na Base Aérea de Canoas na noite de quinta-feira, inaugurou na manhã desta sexta-feira, as obras do Programa Integrado Socioambiental (Pisa), a maior obra de saneamento da história de Porto Alegre.
Durante o discurso, Dilma mencionou a crise econômica mundial e a segurança financeira do Brasil. Ao falar sobre a Copa do Mundo, disse que o aeroporto Salgado Filho está "suficiente" para o Mundial, mas não para as demandas da população. E comentou sobre as obras para o evento:
— As obras atendem a Copa, mas não são para a Copa, são para o povo.

Confira fotos da passagem da presidente pela Capital 

A solenidade começou às 9h40min na estação de tratamento de esgoto do bairro Serraria, a principal intervenção do programa, na zona sul da Capital. Primeiro a discursar,  o prefeito José Fortunati (PDT) destacou o legado da obra:
— Essa é a maior obra em volume de tratamento financiada pelo PAC, do governo federal. Isso demonstra que não é uma obra qualquer, que vai marcar a história de Porto Alegre.
O governador Tarso Genro ressaltou que poucas obras são tão públicas para toda a população como as do Pisa. A placa de inauguração foi descerrada por volta das 10h.
Funcionando em fase de testes desde o mês passado, o Pisa demandou investimento total de R$ 672 milhões, incluindo valores de financiamentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Caixa Econômica Federal (CEF).
Dilma destacou em seu pronunciamento a importância de priorizar investimentos em saneamento, pois são obras que não ficam visíveis, bem como a parceria formada para garantir os recursos necessários para tirar o projeto saísse do papel:
— A obra física está enterrada, mas atinge cada habitante e muda a posição da cidade em relação a si mesma e ao Guaíba. Ter saneamento é algo que nenhum dos 200 milhões de habitantes deste país pode prescindir.
Com a obra, a capacidade de tratamento de esgoto em Porto Alegre será ampliada de 27% para 80% até 2015 — inicialmente, a estação de tratamento da Serraria terá de operar de forma parcial, com avanços graduais, devido à espera por licenças que devem ser emitidas pela Fepam.

Depois do Pisa, Dilma se dirigiu à solenidade de formatura de alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no Salão de Atos da PUCRS. A assessoria da presidente informou que ainda não sabe se ela permanecerá em Porto Alegre no final de semana, em seu apartamento na Zona Sul.

Onde fica o Pisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário