quinta-feira, 30 de maio de 2019

ACREDITE SE QUISER...NOVA PONTE DO GUAÍBA TEM 44 CENTÍMETROS A MENOS DE ALTURA



Trecho da nova ponte do Guaíba foi construído mais baixo do que determinam normas técnicas


*Jocimar Farina


Erro de projeto foi identificado recentemente: estrutura tem 3,66m de altura, e manual aponta necessidade de 44cm a mais

Se não bastasse a demora na remoção das famílias e a falta de recursos financeiros, a construção da nova ponte do Guaíba, em Porto Alegre, tem um novo desafio: será necessário refazer um trecho de 200 metros.
Parte da elevada no Canal Furado Grande, localizada entre a Ilha Grande dos Marinheiros e a Ilha do Pavão, foi construída 44 centímetros mais baixa, segundo determina o Manual de Hidrologia Básica para Estruturas de Drenagem do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Como regra o manual diz que uma ponte só pode ser erguida se respeitar a cota de cheia, que é quando o nível do rio atinge sua altura máxima histórica. Para tanto, é necessário prever que a elevada seja construída sempre no mínimo um metro acima do nível máximo. 

Obra se aproxima do fim

 A nova ponte do Guaíba atingiu 84% de conclusão. O Dnit tinha um plano de liberar parte da travessia ainda em 2019, mas este erro poderá atrapalhar a intenção. 
A obra começou em outubro de 2014, mas os mutirões judiciais de conciliação, que vão garantir novas moradias para quem precisa ser reassentado só começou em 2018. O término das obras, que deveria ter ocorrido em outubro de 2017, foi prorrogado para junho de 2020. O Dnit ainda precisa de R$ 180 milhões para conseguir finalizar travessia.

Demissão em massa

 A demora no reassentamento das mil famílias que precisam mudar de endereço para garantir a construção da ponte já está afetando o ritmo das obras. O consórcio já demitiu 170 funcionários no mês de maio, segundo o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada no Rio Grande do Sul (Siticepot-RS). 

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