segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Bloqueio atmosférico deve manter instabilidade no RS até a quarta-feira


Foram registradas quedas de árvore em pontos da capital no domingo.
Sistema de baixa pressão deve manter tempo instável no estado.

Do G1 RS
A madrugada desta segunda-feira (17) teve chuva forte em diversos pontos, principalmente, na Região Metropolitana de Porto Alegre e na Região dos Vales. O Rio Grande do Sul é atingido por temporais desde o sábado (15).
Chuva atinge Região Metropolitana de Porto Alegre neste começo de manhã (Foto: Reprodução/RBS TV)
Chuva atinge Região Metropolitana de Porto Alegre
(Foto: Reprodução/RBS TV)
Durante a madrugada choveu forte no Vale do Rio Pardo e no Vale do Sinos. O vento chegou a 68 km/h em Vacaria, na Serra. Os transtornos são provocados por um sistema de baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul, que provoca um bloqueio atmosférico que deve continuar até a quarta-feira (19). Por conta disso, segue o alerta de novas instabilidades.
No domingo (16) em Quaraí, na Fronteira Oeste, durante o final de semana, os ventos chegaram a 115 km/h. Na Serra gaúcha foi registrada queda de granizo durante a tarde, o que prejudicou a plantação de tomates e uvas em Nova Bassano. Em Santa Cruz do Sul o vento forte destelhou casas e danificou a cobertura da praça de alimentação do Parque da Oktoberfest. Já em Porto alegre, árvores caíram e clientes ficaram sem energia elétrica.
Energia elétrica
Na área da AES-Sul, que atende o Oeste do estado e parte da Região Metropolitana de Porto Alegre, 8 mil clientes estavam sem luz, conforme a assessoria de imprensa da empresa divulgou nesta segunda. Já na área da RGE, 10 mil clientes ficaram às escuras nas cidade de Bento Gonlçaves, Canela, Taquara e Gravataí.

De acordo com a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), a situação foi normalizada. No final da noite de domingo aproximadamente 11,4 mil clientes ficaram sem energia elétrica nas cidades de PelotasCamaquã, no Litoral Norte, em Alvorada e Viamão, os locais mais atingidos.
Durante a madrugada desta segunda-feira a chuva foi forte na Região Metropolitana de Porto Alegre. Durante uma hora de chuva foram registrados 20 milímetros, que é 20% da média para o mês.

Moradora de Nova Bassano registrou queda de granizo (Foto: Tamara Marzzaro/Arquivo Pessoal)
Moradora de Nova Bassano registrou queda de
granizo (Foto: Tamara Marzzaro/Arquivo Pessoal)
Ainda no domingo na capital gaúcha foram registrados estragos provocados pela queda de árvores no domingo. Na Rua Vicente da Fontoura, uma das árvores caiu sobre o portão de um cemitério, deixando o trânsito em meia pista.
No bairro Jardim do Salso, a árvore caiu ao lado de uma parada de ônibus, e no Jardim Botânico os galhos derrubaram cabos de energia elétrica e telefonia.
Na Rua Aparício Borges a queda de uma árvore de grande porte bloqueou a via e derrubou fios da rede elétrica, deixando os moradores sem luz por várias horas.
Desde o sábado os temporais causaram prejuízos pelo interior do estado. Em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, rua ficaram alagadas e os carros ficaram com água na altura das portas. No sábado, choveu 60% da média para o mês de outubro. A parede de um galpão abandonado caiu e duas casas foram atingidas, mas ninguém ficou ferido.
Diversas árvores caíram sobre a rede elétrica na capital, afetando fornecimento de energia (Foto: Alessandro Agendes/RBS TV)Diversas árvores caíram sobre a rede elétrica na capital, afetando fornecimento de energia (Foto: Alessandro Agendes/RBS TV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário