terça-feira, 26 de julho de 2016

Relembrando: Jornal britânico diz que policial brasileiro atirou em suspeito que tentava se render

Daily Mail divulgou vídeo do tiroteio na zona Norte de Porto Alegre | Foto: Daily Mail / Reprodução / CP


Rádio Guaíba
            
O site do jornal inglês Daily Mail destacou, na edição desse sábado, imagens do tiroteio ocorrido sexta-feira, em Porto Alegre, que mostram um homem sendo morto por um policial militar (PM).  Segundo o jornal, o vídeo mostra o “momento terrível” em que “um suspeito foi morto a tiros pela polícia brasileira, apesar de colocar as mãos para cima para se render”.

A matéria diz que “embora ele (o criminoso) caia no chão em submissão, mais de 15 tiros ainda são ouvidos, bem como a polícia continua a atacá-lo brutalmente”. O texto não detalha, porém, a troca de tiros anterior ao momento em que o criminoso parece se render, mas é alvejado pelos PMs.










Vídeo compartilhado pelo Daily Mail:



O comandante-geral da Brigada Militar (BM), Alfeu Freitas, foi questionado nesse sábado, em entrevista coletiva, sobre o comportamento dos policiais em relação ao criminoso supostamente rendido. Para o comandante da BM, a ação é justificada como legítima-defesa. "Hoje eu quero parabenizar estes homens que, naquele cenário de intenso tiroteio, evitaram que pessoas inocentes tenham morrido", relatou.

“Eu vi essa imagem. É importante que a sociedade entenda a situação, o cenário que se vivia naquele momento. Foram dois minutos de intenso tiroteio, de estresse. Tem marginais que tu tem que reconhecer, quem é o marginal ou não, e os bandidos estavam armados. Então, qualquer apuração, qualquer afirmação nesse sentido é prematura. Nós temos a certeza que os policiais agiram em sua legítima defesa”, defendeu.


O comandante ainda garantiu que o Comando de Policiamento da Capital abriu um inquérito policial militar para verificar a conduta dos agentes durante o confronto. A BM também já anunciou que deve condecorar os policiais que participaram da ação.

Entenda o caso

Na sexta, o efetivo da BM se envolveu em dois confrontos com criminosos na zona Norte de Porto Alegre. O primeiro deles ocorreu nas imediações do Banco de Olhos, na avenida do Forte, quando os policiais tentaram abordar os ocupantes de um veículo i-30 e de outro Honda Civic. Os ocupantes desse segundo veículo receberam os policiais com tiros que feriram dois dos quatro policiais. Quando os PMs seguiam para o Hospital Cristo Redentor, também na zona Norte, a viatura se deparou, mais uma vez, com o i-30, em frente à casa de saúde. Foi quando ocorreu o segundo tiroteio que resultou na morte de quatro criminosos.

Os ocupantes do i-30 tinham um fuzil 556, de fabricação americana e uso restrito do Exército, e quatro pistolas 9mm. A polícia busca imagens de câmeras que possam levar à identificação dos criminosos do Honda Civic, que fugiram após o primeiro tiroteio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário