quinta-feira, 21 de julho de 2016

PF prende 10 suspeitos por planejar atos terroristas no Brasil

Em conversas monitoradas, integrantes falavam sobre ataque durante os jogos olímpicos do Rio de Janeiro




Ministro da Justiça detalhou ação da PF
Foto: Reprodução

A Polícia Federal deflagrou operação nesta quinta-feira (21) contra um grupo que estaria planejando ações terroristas durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, marcados para começar daqui a 15 dias. O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, afirmou em entrevista coletiva nesta manhã que 10 pessoas foram presas preventivamente, para impedir a concretização do plano terrorista.
Também foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão em dez estados, incluindo o Rio Grande do Sul. A investigação da divisão antiterrorismo da Polícia Federal teve início em abril.
Segundo o ministro, os presos tinham ligação com o Estado Islâmico e se comunicavam via aplicativos, principalmente WhatsApp e Telegram. "Vários deles já fizeram o batismo (ritual de iniciação) no Estado Islâmico", disse o ministro. No entanto, nenhum dos envolvidos teve contato pessoal com o grupo terrorista.
Em diversas mensagens monitoradas pela PF, os suspeitos comemoraram os atentados ocorridos em Nice, na França. Segundo o ministro, nos últimos dias houve um agravamento no teor das conversas, com menções a atos no Brasil, país que até então não seria alvo do Estado Islâmico.
"Em virtude da proximidade da Olimpíada, afirmavam que o Brasil entraria no alvo", disse o ministro. De acordo com ele, as prisões foram necessárias de forma preventiva, para evitar a concretização dos atos.
Eles também planejavam adquirir armas para efetuar os ataques no Brasil e no exterior. Uma ONG com atuação humanitária e educacional também é investigada.


GAÚCHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário