quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Mesmo com salários quitados, servidores cogitam greve geral

Escolas públicas, Polícia Civil e Brigada Militar devem manter restrições como forma de protesto


A instabilidade associada a uma frente semi-estacionária que trouxe chuva para o Oeste, Centro e o Sul do Estado, nesta quarta-feira, recuou para o Sul. Isso provoca, nesta quarta, muita chuva no Uruguai. No Rio Grande do Sul, o sol aparece com nuvens em todas as regiões.

Com o domínio da massa de ar quente, com vento Norte, o dia será quente para esta época do ano, com máximas próximas ou acima de 30ºC em muitas cidades. Não se afasta chuva isolada ao longo da fronteira com o Uruguai e na região entre Barra do Quaraí e Uruguaiana, mas mesmos nestas áreas o sol chega a aparecer.

As mínimas rondam os 12°C em São José dos Ausentes e 13°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, podem chegar a 32°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 18°C e 32°C. 

O fenômeno El Niño prossegue e ganha força nos últimos dias. A anomalia de temperatura da superfície do mar (TSM) no Pacífico Equatorial Central (região Niño 3.4), área que é utilizada na classificação de intensidade do Pacífico, atingiu +2,6ºC na última semana, conforme o último boletim semanal. A marca iguala o pico de força do El Niño de 2009/2010 e é a mais alta desde fevereiro de 1998, quando do Super El Niño de 1997/1998. 

A última vez que foram alcançadas marcas tão altas nestas áreas do Pacífico em um mesmo episódio de El Niño foi justamente no episódio de Super El Niño de 1997. No evento intenso de duas décadas atrás, o pico de anomalia no Pacífico Central foi de +2,8ºC (26/11/1997) e no Pacífico Leste de +4,6ºC (13/8/1997). (Correio do Povo) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário