domingo, 30 de agosto de 2015

Final do Freio de Ouro promete emoção

Cavalo Destaque da Maior tentará bicampeonato em Esteio


Final do Freio de Ouro promete emoção | Foto: Fabiano do Amaral / CP Memória

Danton Júnior

Após uma final emocionante no ano passado, a sensação entre os crioulistas é de que é difícil apontar um favorito para esta edição do Freio de Ouro, que será disputada neste domingo, a partir do meio-dia, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. 

Atual campeão, após desbancar os concorrentes na última prova, o cavalo Destaque da Maior tentará o bicampeonato da disputa mais importante do cavalo Crioulo. Caso consiga, irá obter uma façanha inédita. Este é o segundo ano em que, graças a uma mudança no regulamento, o campeão de um ciclo participa automaticamente do próximo. 

No entanto, Destaque da Maior não é o único campeão que estará em pista. Vencedor em 2012, Balaqueiro do Nonoai também vai buscar o título pela segunda vez. Atual campeã entre as fêmeas, Jotace Tranca não irá disputar a edição deste ano. Ao todo, 14 machos e 14 fêmeas estão na disputa, após 12 classificatórias realizadas em três países nos últimos cinco meses. 

Para o vice-presidente de Eventos da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Luis Rodolfo Machado, não é possível apontar favoritos. “Enquanto não corre o último boi, não tem definição”, aponta. No entanto, ele afirma que as provas com gado é que costumam decidir o campeonato, tanto a mangueira quanto a paleteada. Nestas ocasiões, aponta Machado, o cavalo tem que saber lidar com o fator improviso, o que acaba premiando os melhores animais.

Na opinião do presidente da ABCCC, José Luiz Laitano, o Freio será decidido “no detalhe”, a exemplo do que ocorreu no ano passado. “A prova é altamente disputada, não existe mais um franco favorito”, aposta. De acordo com ele, o nível da disputa, aliado ao profissionalismo de criadores e ginetes, é crescente na prova mais importante do cavalo Crioulo. 

O julgamento ficará a cargo de Francisco Martins Bastos Sobrinho, Jorge Rosas Demiate Junior e Lauro Varela Martins nas fêmeas e André Luiz Narciso Rosa, Eduardo Neto de Azevedo e Fábio Muricy Camargo nos machos. 

Antes mesmo do anúncio do campeão, a próxima edição do Freio já começa a ser pensada — e com mudanças. Segundo Machado, o número de classificatórias vai passar de 12 para dez. Após o Bocal de Ouro, haverá uma grande etapa em Esteio, com os 48 animais melhor pontuados de todas as credenciadoras. Conforme Machado, o objetivo das mudanças é tornar a disputa mais competitiva. Outras novidades serão implantadas, mas ainda não foram divulgadas. 

Neste ano, o Freio de Ouro ocorre sob o impacto da preocupação com o mormo — que chegou a provocar o adiamento de uma das classificatórias, em Santo Ângelo. Fora isso, a única alteração, conforme Machado, foi a exigência do exame negativo para o ingresso dos animais no parque. 

Programação

12h — Solenidade de abertura
13h — Prova de Mangueira
14h45min — Prova Bayard/Sarmento
15h30min — Prova de Campo — Finalistas
17h — Entrega de prêmios

Nenhum comentário:

Postar um comentário