sexta-feira, 17 de julho de 2015

Ministro anuncia ajuda aos atingidos pela chuva no Estado

Governo federal socorre desabrigados e vai apoiar reconstrução de casas

Gilberto Occhi se reuniu nesta quinta com o governador Sartori | Foto: Luiz Chaves / Palácio Piratini / CP
Gilberto Occhi se reuniu nesta quinta com o governador Sartori | Foto: Luiz Chaves / Palácio Piratini / CP
    Correio do Povo

    Para prestar uma ajuda imediata às vítimas das enchentes que assolam diversos municípios gaúchos, o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, anunciou que o governo federal mandará kits para as famílias que estão desabrigadas. Pouco antes do anúncio, o ministro se reuniu com o governador José Ivo Sartori e seu secretariado, que relataram a situação das regiões atingidas pelas cheias nos últimos dias.

    O governo estadual se prontificou em formular um documento solicitando o auxílio, junto aos decretos de emergência dos municípios, ao Ministério da Integração Nacional. A partir da entrega, os kits serão solicitados às empresas distribuidoras. “Após recebermos os documentos com a solicitação, os kits devem chegar aos municípios em até sete dias”, relatou Occhi. O conjunto possui água potável, cesta básica e materiais de dormitório e limpeza.

    Sartori afirmou que os governos trabalharão em conjunto em todo o processo. “Precisamos de ajuda para os estragos do que já ocorreu e o que ainda pode acontecer”, disse o governador. A solidariedade da população com as vítimas foi outro ponto ressaltado. Segundo ele, a reconstrução dos municípios e dos lares passa pela ajuda de quem se disponibilizar. “Temos necessidades, não somos orgulhosos e aceitamos ajuda”, frisou.

    O número de kits que serão enviados pelo governo federal ainda é desconhecido. Conforme Occhi, é preciso fazer um levantamento das necessidades. “As ocorrências ainda não cessaram. Eles serão encaminhados conforme a demanda”, acrescentou o ministro. Ele ainda garantiu que há disponibilidade de recursos e não ocorrerá contingenciamento da Defesa Civil.

    O governo federal também deverá prestar apoio na reconstrução de estruturas que sofreram abalos, como moradias e pontes, garantiu Occhi. Dois técnicos do ministério trabalharão na avaliação dos estragos.

    Outra medida para a recuperação das famílias diz respeito ao Fundo de Garantia. Os integrantes das famílias atingidas poderão fazer saques referentes aos depósitos. “Não faltará apoio do governo federal aos estados atingidos do Sul”, garantiu o ministro.

    Ministro visita SC e PR

    O ministro Occhi também foi ao Paraná e Santa Catarina nesta quinta-feira. Assim como o Rio Grande do Sul, os estados vizinhos foram atingidos pelas chuvas e estudam ações emergenciais para amenizar o sofrimentos das famílias. Em SC, 15 cidades divulgaram a intenção de decretar situação de emergência.

    Os municípios do Oeste catarinense Maravilha, Coronel Freitas e Saudades decretaram estado de calamidade pública. Os números oficiais apontam que ontem 450 catarinenses ainda estavam desalojados e desabrigados. Outras 2,4 mil já puderam retornar para casa. 

    No Paraná, 27 municípios decretaram situação de emergência. O ministro visitou Francisco Beltrão, que foi atingido por um tornado na segunda-feira. No estado, 330 pessoas continuavam desalojadas até esta quinta-feira.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário