segunda-feira, 27 de julho de 2015

Justiça pelas próprias mãos: Morte de homem é o segundo caso de linchamento do ano em Viamão

Cena que se repete

Em março, outra pessoa foi espancada até a morte após tentativa de assalto no bairro Santa Isabel

Por: Débora Ely

Morte de homem é o segundo caso de linchamento do ano em Viamão Débora Ely/Agência RBS
Linchamento ocorreu na Praça Júlio de Castilhos, no CentroFoto: Débora Ely / Agência RBS


espancamento seguido de morte de um homem após tentativa de assalto na noite de domingo, em Viamão, não foi o primeiro caso de linchamento do ano na cidade: o episódio repetiu uma situação semelhante ocorrida há quatro meses.
Na noite de 23 de março, um homem foi agredido por cinco pessoas depois de abordar uma mulher na Avenida Liberdade, no bairro Santa Isabel, e tentar levar o carro da vítima. Agressores chegaram a solicitar atendimento médico, mas o homem não resistiu aos ferimentos.


— As pessoas ficam indignadas com situações que presenciam, talvez pelo uso de violência. Inicialmente, uma ou duas começam a agredir, e outras, no calor do momento, passam a agredir também. Quando se dão conta, acabaram matando uma pessoa, se colocando no lugar do criminoso. De cidadão, acabam passando a serem investigadas e a responder a um processo criminal — afirma o delegado Carlos Wendt, da Delegacia de Homicídios, ressaltando que não há vinculação entre os casos.
Duas pessoas foram indiciadas pelo linchamento ocorrido em março por lesão corporal seguida de morte.
No caso mais recente, cerca de 15 pessoas teriam dado socos e chutes em Valdir Gabriele, 40 anos, que morreu no local — ele teria tentado assaltar um casal na Praça Júlio de Castilhos, no Centro. A Polícia Civil busca imagens de câmeras de segurança da região para identificar suspeitos. Segundo o delegado, cada um dos envolvidos deverá ser responsabilizado individualmente, conforme sua participação no crime.
Valdir tinha passagens pela polícia, mas Wendt não detalhou quais tipos de crime ele havia cometido. O corpo não apresentava perfurações por arma de fogo. Nenhum suspeito de participação no linchamento havia sido identificado até a publicação desta reportagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário