Em uma simulação realizada pelo Datafolha, caso fosse realizada hoje uma eleição para presidente da República, o senador Aécio Neves teria 35% das intenções de voto, o que garantiria a liderança da corrida com cerca de dez pontos de vantagem sobre o ex-presidente Lula.

Em terceiro lugar estaria a ex-senadora e ex-ministra do Meio ambiente, Marina Silva (PSB), com 18% das intenções de voto. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), Eduardo Jorge (PV) e Luciana Genro (PSOL) alcançaram 2% cada um.

11% disseram que votariam em branco, nulo ou em nenhum dos nomes apresentados, outros 5% afirmaram, não saberem em quem votariam. O Datafolha também realizou uma simulação da disputa presidencial com o nome de Geraldo Alckmin (PSDB), governador de São Paulo, no lugar do presidnete nacional do PSDB, Aécio Neves.

Nesta disputa - envolvendo Alckmin, Lula, Marina, Paes, Luciana Genro e Eduardo Jorge - Lula e Marina empatariam tecnicamente em primeiro lugar com 26% e 25%, respectivamente. A margem de erro do levantamento é de dois pontos para mais ou para menos.

O governador de SP, Geraldo alckmin ficaria em terceiro lugar com 20%, enquanto Paes e Luciana Genro teriam 3% das intenções de voto, cada um. Já Eduardo Jorge alcançaria 2%. Brancos, nulos e n'enhum dos candidatos', nesta disputa, somariam 14%, já indecisos somariam 7%.

Outras avaliações

Em pesquisa envolvendo o ministro da Fazenda, Joaquim Levy; o vice-presidente, Michel temer; o presidente da Cãmara dos Deputados, Eduardo Cunha e o presidente do Senado, Renan Calheiros avaliou-se o grau de conhecimento da população em relação aos citados.

Joaquim Levy: Cerca de 43% dos entrevistados não conhecem; 37% ouviram falar; 15% conhecem pouco e 4% o conhecem muito bem.

Michel Temer: 28% não conhecem; 41% já ouviram falar; 21% conhecem pouco e 10% conhecem muito bem.

Eduardo Cunha: 35% não conhecem; 42% ouviram falar; 17% conhecem pouco e 5% conhecem muito bem.

Renan Calheiros: 26% não cnhecem; 48% ouviram falar; 18% conhecem pouco e 9% conhecem muito bem.

avaliação de desempenho entre os que afirmaram conhecê-los teve avaliações de "ótimo/bom", "regular", "ruim/péssimo" e "não sabe".

Joaquim Levy: 13% não sabe; 26% ruim/péssimo; 41% regular e 20% ótimo/bom

Michel Temer: 12% não sabe; 37% ruim/péssimo; 36% regular e 15% ótimo/bom

Eduardo Cunha: 13% não sabe; 28% ruim/péssimo; 42% regular e 17% ótimo/bom

Renan Calheiros: 14% não sabe; 34% ruim/péssimo; 39% regular e 13% ótimo/bom

O Datafolha realizou 2.840 entrevistas nestas quarta-feira (17) e quinta (18). A soma dos valores pode ultrapassar ou ficar abaixo dos 100% devido aos arredondamentos. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais e para menos.