terça-feira, 14 de outubro de 2014

Greve do Banrisul mantém quase 50% das agências fechadas no Interior do RS

Greve do Banrisul mantém quase 50% das agências fechadas no Interior do RS

Direção do banco ajuizou dissídio econômico para encerrar negociações


Depois de 15 dias, a greve dos servidores do Banrisul segue restringindo o atendimento em 47% das agências do banco no Rio Grande do Sul. Conforme levantamento da Federação dos Trabalhadores em Instituições Financeiras (Fetrafi-RS), 224 agências estão fechadas em diversos núcleos do Interior gaúcho. No Litoral Norte, pelo menos 27 bancos se mantêm fechados ao público. A entidade não leva em conta as 66 unidades de Porto Alegre.
De acordo com o Banrisul, a rede soma 479 agências em solo gaúcho e 43 em diferentes estados do País. Nesta terça-feira, o Banrisul ingressou no Tribunal Regional do Trabalho – 4ª Região, com o pedido de ajuizamento do dissídio econômico, dando por encerradas as negociações extrajudiciais com 24 bases sindicais que rejeitaram ontem a proposta apresentada pelo banco no último dia 10, durante negociação junto ao TRT.
Os bancários vinculados a 15 sindicatos que aprovaram a proposta do banco (Alegrete, Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen, Guaporé, Ijuí, Nova Prata, Santa Cruz do Sul, Santa Rosa, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel, São Luiz Gonzaga, Vale do Paranhana, Tubarão/SC e Curitiba/PR) já voltaram ao trabalho, garante o Banrisul.
Além de um reajuste de 8,5% nas remunerações, os servidores vão ganhar piso salarial superior a R$ 2 mil mensais, entre outros benefícios.
Em Porto Alegre, servidores mantêm paralisação
Servidores do Banrisul de Porto Alegre e região decidiram, por ampla maioria, manter a greve por tempo indeterminado em assembleia realizada nesta terça no Clube do Comércio, na Capital. O presidente do SindBancários, Everton Gimenis, criticou também o ajuizamento do dissídio dizendo ser um retrocesso nas relações entre o banco e os trabalhadores. Novas ações estão agendadas para a semana, como passeatas e reuniões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário