O RS TEVE CINCO JOGOS E NOVE PAÍSES! “MENINOS, EU VI”!
Uma boa parte da Copa do Mundo do Brasil, passou embaixo das minhas janelas aqui na Borges de Medeiros. Não os jogos, que estes, os vi indo ao Beira-Rio apenas algumas quadras abaixo, depois do Praia de Belas. Mas as torcidas, organizadas, coloridas, felizes, acreditando em seus times, desfilando com suas bandeiras, entoando orgulhosos hinos de seus países. Um verdadeiro show. Centenas, milhares de pessoas, vindas de todas as partes do mundo, com seus idiomas, costumes, roupas e fantasias, rostos e corpos coloridos. Foram nada menos do que seis continentes (América do Sul, América Central, Europa, África, Ásia e Oceania e nove países (França, Holanda, Alemanha, Argentina, Austrália, Argélia, Coréia do Sul, Honduras, e Nigéria). Incluindo o Brasil que por sorteio não esteve aqui, os quatro primeiros, todos classificados, são candidatos e fortes ao título.
Mas, mais do que isto, representou projeção mundial para o Estado, tanto quanto a própria Copa significa destaque do Brasil para todo o planeta. Particularmente os gaúchos viram grandes jogos e torcidas emocionadas não só no estádio do Inter como também nas ruas. Australianos, e Holandeses foram magníficos em cores, canções e simpatia. Coreanos, Franceses, Alemães deram exemplo de polidez, educação e foram muito bem recebidos. Tanto quando os argelinos, os hondurenhos que conviveram de mãos dadas com os brasileiros pelas principais ruas da capital em direção ao estádio. Os hermanos Argentinos literalmente invadiram Porto Alegre, barulhentos, festeiros e bem humorados com a vitória de seu time e por ver seu craque Messi. Tudo foi perfeito, incluindo segurança, trânsito, atenção e demonstração de que realmente somos hospitaleiros demais. E sobrou para os felizardos que fizeram parte e conviveram com este momento (já que embora os jogos continuem no resto do país aqui todos os programados já aconteceram), a honra de um dia poder dizerem a seus filhos e netos, Parodiando Gonçalves Dias em seu poema I-Juca Pirama, “Meninos, eu vi” Benzema, Robben, Slimani, Messi, Rais M’Bo Ihi, alguns dos maiores craques do mundo. E guardei em fotos, em vídeos, e principalmente no coração cada segundo, que ficarão eternamente, pois isto nunca mais se repetirá por aqui com esta força e intensidade. Meninos, eu vi...
O BRASIL JÁ GANHOU
Só repetindo em algumas frases o que disse em dias antes. Vencendo ou perdendo dentro de campo, com a seleção de Felipão, o Brasil já ganhou. Ganhou prestígio, reconhecimento, destaque de suas belezas naturais e das criadas pela mão humana, do seu próprio povo, na linda miscigenação de raças, credos e diferenças de gostos e costumes. E apesar dos problemas políticos, dos tropeços econômicos e dos desmandos em algumas áreas da democracia, o Brasil tem tudo para fazer uma das melhores copas de todos os tempos. Isto apenar do derrotismo e da torcida de meia dúzia daqueles sempre do contra, que apostaram tudo no caos e no fracasso do evento. Se vamos ser campeões, só Deus e Neymar que de ser seu representante aqui, dentro dos gramados brasileiros, podem dizer. Mas já vencemos. Brasileiros verdadeiros, não podem torcer contra seu país. Contra o governo, podeeeee, viu?
Nenhum comentário:
Postar um comentário