terça-feira, 8 de julho de 2014

O FIASCO DO BRASIL PARA ENSINAR MUITO

O FIASCO DO BRASIL PARA ENSINAR MUITO
Sempre gostei de futebol. Tanto que em menino, jogava de botão com mais de 60 times em campeonatos sérios; “peladiava” nos campinhos dos bairros e meu presente permanente, fosse de aniversário, natal, ano novo, páscoa ou qualquer outra coisa, era bola de futebol. Ouvia jogos no rádio, trocava tudo por um bom jogo até uns 19 anos, quando comecei a ser repórter, comentarista, narrador em rádios numa posição mais profissional. 


Pois lhes digo. Nunca na vida tinha visto um vexame tão grande quanto o que a seleção brasileira deu ontem em Minas, diante da Alemanha. Até quando mais humildes, jogávamos contra grandes equipes do campeonato municipal, havia um esquema tático que, guardadas as proporções, servia tranquilamente para o objetivo maior. Não perder e se perdesse, perder com honra. 
Não houve honra no placar de 7 a 1 que tomamos. Até o velho Cachoeira treinado por Ítalo Patta, acharia uma forma de levar menos gols que o time de Felipão. E não estou inventando nada. Depois da surpresa de ter feito 4 a 0 sobre o fraquíssimo elenco de Portugal (que depois perdeu para todo mundo), os alemães empataram em 2 a 2 com Gana, fizeram mísero 1 a 0 nos 
EUA e passaram com as calças na mão pela fraca Argélia no Beira Rio. Ou seja, não tinha nada de excepcional Tivesse o Brasil, depois de perder Neymar aceitado que éramos menores, teríamos entrada com um esquema mais compacto, fechado, defensivo em busca de contra-ataques e teria sido uma vitória ou derrota normal. Os 7 a 1 mostraram que o pedantismo do gaúcho que se achava um deus, o derrubou. Pena.. O Brasil realmente não era sombra das equipes vitoriosas de antigamente. Mas o fiasco do Mineirão ficará na histórica como pura incompetência da entidade máxima do futebol brasileiro e do técnico que não soube evoluir e se aprimorar. Lamento. Que os discordinos e contra tudo não aproveitem este momento para achar que isto vai derrotar o governo atual. Cultura gente. Não só para que os votos sejam melhores mas para que também nos poupem destas interpretações acéfalas e simplistas. Amém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário