quinta-feira, 29 de maio de 2014

Ministro Joaquim Barbosa surpreende e anuncia que vai se aposentar em junho.

Barbosa antecipa aposentadoria e deixa o STF em junho

Ministro Ricardo Lewandowski assumirá o comando do Supremo no 2º semestre. Barbosa já comunicou sua decisão à presidente Dilma Rousseff

Talita Fernandes e Laryssa Borges, de Brasília
Ministro Joaquim Barbosa durante o julgamento do mensalão
DE SAÍDA – Joaquim Barbosa decide se aposentar do Supremo (Jose Cruz/Abr)
O ministro Joaquim Barbosa resolveu antecipar sua aposentadoria e deixará a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) em junho. A decisão de Barbosa, revelada pelo Radar on-line na manhã desta quinta-feira, já foi comunicada à presidente Dilma Rousseff e ao presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL).
Um dos mais importantes presidentes da história do Supremo Tribunal Federal (STF), Barbosa deixará o cargo precocemente: sua aposentadoria compulsória ocorreria somente em outubro de 2024. Sua passagem curta – no dia 25 de junho, faria onze anos – pelo comando da mais alta corte do país foi marcada por duros embates com os demais ministros e críticas pelo perfil centralizador. Indicado ao cargo pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Barbosa foi o relator do processo do mensalão e depois conduziu o maior julgamento criminal da história do Supremo, que terminou com a prisão dos mensaleiros e sinalizou o fim da impunidade de políticos corruptos no Brasil.


Nesta quinta, Renan recebeu a visita de Barbosa em seu gabinete. Na saída do encontro, tornou pública a decisão do ministro: "Motivo [do encontro] surpreendente e triste: o ministro veio se despedir, ele estará deixando o Supremo Tribunal Federal", disse. Barbosa deixou a reunião e seguiu para o gabinete do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). "O presidente veio dizer de uma forma gentil e respeitosa que vai se aposentar antes do recesso", disse Alves.
Nos corredores do Congresso, Barbosa não quis comentar sua decisão: "Num momento oportuno eu vou me pronunciar", disse. Segundo o presidente da Câmara, Barbosa afirmou que vinha amadurecendo sua decisão há três meses e que brincou sobre seu futuro: disse que pretende ver os jogos da Copa do Mundo.
Barbosa comunicou a presidente Dilma Rousseff de sua aposentadoria na noite de quarta-feira. Com sua saída, o vice-presidente do STF, Ricardo Lewandowski, assumirá a cadeira. (Veja)

Nenhum comentário:

Postar um comentário