terça-feira, 22 de abril de 2014

FENARROZ, UMA FEIRA MUNICIPAL?

FENARROZ, UMA FEIRA MUNICIPAL? 
(Coluna de O Correio de 23.04.2014)

Há menos de 30 dias de acontecer a 18ª Fenarroz, descubro que pelo menos na Capital dos Gaúchos absolutamente ninguém sabe que ela vai se realizar entre 20 a 25 de maio deste ano. Nem mesmo os cachoeirenses que moram em Porto Alegre tem conhecimento mais direto da Feira ou de suas datas. 

Lembro de anos anteriores, onde a realização do evento era um grande acontecimento nacional, internacional, que ecoava em todo o estado e que tinha um engajamento e mobilização fantástica dentro da própria cidade. Os comerciais de Ipiranga, Banrisul e outros eram “trocados” em negociação muito bem combinada pelo menos um ano antes nas grandes emissoras de rádio como Gaúcha e Guaíba e nos melhores jornais do RS.

Todo mundo lembrava de Cachoeira e ainda que já começasse a perder a força de uma Capital Nacional do Arroz real, a fama era saudada em todos os cantos. Sentíamos orgulho de ser daqui e de realizarmos uma Festa tão bem organizada. O tempo passou. Ontem, lendo o nosso O Correio me deparei com uma noticia de que um jingle estava sendo distribuído e que uma fanpage tinha sido criada para divulgar o evento. Divulgar a Fenarroz 30 dias antes apenas? Fanpage que poderia existir desde o evento passado e que só agora se cria? Em rádios locais e da região apenas? Mas que pobreza inacreditável de idéias. Quer dizer que aquele foi o maior eventos das Américas, um dos mais importantes do mundo agora ganha um mês ou menos para ser conhecido? E aposta fichas no facebook, que vai abranger “mais de 120 mil pessoas” neste curto espaço de tempo? 

Ora por favor... Nem nossa comunidade do Cachoeira do Sul Pelo Mundo, hoje com 14.438 pessoas consegue tal feito e olha que começamos em agosto de 2011. Isto é tudo que se pode fazer para que a Fenarroz se torne mais conhecida? Os jornalistas cachoeirenses espalhados literalmente pelo mundo não recebem uma linha de divulgação. Nosso grupo só fica sabendo que vai haver uma Fenarroz porque tomamos a iniciativa de vez enquanto de comunicar isto aos membros. 

Embora admire e tenha amizade pessoal pelo presidente Luis Silva, coisa que vem de muitos anos, a comunicação do evento está sendo tratada de uma forma totalmente amadora. O que antes era tocado por dezenas de profissionais, muitos deles voluntários e dispostos a mostrar Cachoeira do Sul para o país e para outros continentes, hoje é tratado como diversão? Nem um email com noticias para quem tem força de propagar a realização? Nossa... Estou seriamente preocupado que nossa grande e maravilhosa Fenarroz que foi encollhendo progressivamente com o tempo acabe nem mesmo sendo mais uma feira respeitada no Estado. Vire uma coisa local e quem sabe de meia dúzia de empresas e bairros. 

Acho que é a hora de uma profissionalização urgente e fundamental. E olha que venho dizendo isto desde o fim da outra, que foi apenas razoável. Afirmei no dia que teve sua conclusão de que era o momento de lançar os marcos da próxima. Resultado? Estamos vivendo tudo outra vez e com versão bem menos eficiente. Grandes eventos se fazem unindo idéias, buscando pessoas que são especializadas em iniciativas semelhantes não só entre os gaúchos como também em nível nacional. 

Não dá para deixar curiosos e os que apenas buscam projeção pessoal atuarem em áreas fundamentais de um verdadeiro patrimônio da comunidade, cultuado ao londo dos tempos e mantido com grande destaque por abnegados e empreendedores de visão. Se nada for feito a Fenarroz vai morrer não só como Feira ou Festa e sim no coração dos cachoeirenses, o que é bem pior. Profissionalização já, antes que não haja mais tempo nem chance de conserto. 

Cachoeira vai ter sua Fenarroz de apenas 5 dias em Maio e a não ser que algo aconteça e muito rápido, vai ser a mais secreta e com menos divulgação da história desta cidade. Quem ama sua terra natal tem que buscar uma solução imediata, nem mais para a 18ª que me parece definitivamente contaminada e mirrada, mas para as demais antes que suma de vez por todas. 

Dói muito escrever isto que é infelizmente, a mais pura verdade. Mas quem se omite, faz que não esta vendo, acaba sendo cúmplice e definitivamente este jamais vai ser o meu caso. Lamentável sob todos os aspectos que nosso orgulho de cidadãos esteja tão relegado e sem nenhum conhecimento nos demais lugares do Estado, do Brasil e do Mundo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário