Estado e prefeitura recepcionam jornalistas estrangeiros
Jornalistas de agências de notícias da Inglaterra, França, Alemanha, Japão, Rússia, China e Espanha estiveram neste sábado (14) e domingo (15) em Porto Alegre para conhecer um pouco da cidade, das tradições do Estado e também o estádio Beira-Rio, sede de cinco jogos da Copa do Mundo 2014. O grupo ainda visitou a Arena do Grêmio, um dos Campos Oficiais de Treinamento (COT) da Copa.
"Gostaria de dar as boas vindas à cidade, que se caracteriza pela pluralidade étnica, participação popular, e que é apaixonada pelo futebol. A Prefeitura e o Governo do Estado estão se preparando para realizar a melhor Copa do Mundo e acolher a todos de braços abertos", disse o prefeito José Fortunati, durante churrasco servido aos jornalistas no Palácio Piratini.
O secretário estadual de Esportes, Kalil Sebhe, representando o Governador Tarso Genro, também fez uma saudação aos profissionais da imprensa. "A presença de vocês aqui é muito importante para que possamos mostrar ao mundo as potencialidades do Rio Grande do Sul, pois além do futebol, somos um estado com grande potencial tecnológico e industrial", ressaltou.
Para a chefe do Departamento de Mídia da FIFA, Delia Fischer, a Copa do Mundo será uma oportunidade de visibilidade mundial para a cidade. "Bons times de diversas nacionalidades virão jogar aqui. Porto Alegre, já é uma cidade apaixonada pelo futebol e terá uma grande oportunidade de expandir a promoção turística para esses países", destacou. Segundo Delia, após a Copa é projetado um aumento de 30% de turistas vindos das seleções que jogarão na cidade.
A expectativa é baseada em pesquisas realizadas nas últimas edições da Copa do Mundo. Além disso, antes de cada jogo, será veiculado pelas emissoras que possuem os direitos de transmissão - cerca de 200 no mundo todo - um vídeo de 30 segundos sobre a cidade. A expansão internacional é um dos grandes ganhos também na opinião do secretário extraordinário da Copa de Porto Alegre, João Bosco Vaz. "É uma oportunidade de divulgação gratuita da cidade. Importante legado que a Copa do Mundo deixará para nós gaúchos", salientou. Gisela Mendonça, coordenadora de comunicação do Ministério do Esporte, que integrou o grupo, disse que "conhecer Porto Alegre é uma oportunidade incrível, um recorte da diversidade brasileira".
Durante todo o trajeto, o grupo teve contato com a cultura local. Logo na chegada, no Aeroporto Salgado Filho, os jornalistas foram recepcionados por dois casais pilchados representantes da primeira Região Tradicionalista Gaúcha. Na visita ao estádio Beira-Rio, após assistirem um vídeo sobre detalhes da obra - e alguns realizarem um vôo sobre o estádio -, assistiram a apresentação de alunos da Escola Municipal Heitor Vila Lobos, que integram um projeto social de inserção cultural em zonas de vulnerabilidade.
No almoço de recepção, os músicos Ernesto e Paulo Fagundes cantaram músicas tradicionalistas. À tarde, o grupo, acompanhado por representantes do Governo do Estado e da Prefeitura, incluindo o prefeito José Fortunati, a primeira-dama, Regina Becker, e o secretário municipal João Bosco Vaz, esteve no Brique da Redenção. Fizeram ainda um passeio pelo Rio Guaíba de Catamarã, que diariamente realiza o transporte da capital à Região Metropolitana.
Estrangeiros aprovam estrutura da cidade
Os jornalistas se mostraram satisfeitos com a hospitalidade do povo gaúcho e o planejamento realizado para receber a Copa do Mundo. O alemão Ralph Durry, da Sports Informations Dienst, retornou a Porto Alegre depois de 21 anos e declarou " se sentir em casa" na capital gaúcha. O jornalista ressaltou o preparo da sede para receber o Mundial e também o desenvolvimento obtido nos últimos anos. "A cidade está preparada para receber a Copa. Tem um estádio maravilhoso e as pessoas são gentis. Acredito que os turistas serão muito bem acolhidos aqui", comentou.
Philippe Grelard, jornalista da Agence France Press (AFP), também ficou impressionado com a organização para o mundial. "A cidade está preparada para receber a Copa. O porto-alegrense vive futebol, tem dois grandes times, Grêmio e Internacional, e um povo gentil e solicito", destacou.
Press Trip Copa 2014 A Press Trip é uma iniciativa do Ministério do Esporte, Embratur e FIFA, com apoio das cidades-sedes do Mundial. Em 2013, as seis sedes da Copa das Confederações receberam a Press Trip. Nesta segunda- feira (16), São Paulo, encerra o tour, que iniciou após o sorteio da Copa, das outras seis cidades da Copa do Mundo a receber o grupo de jornalistas.
Texto: Anna Magagnin e Nathália Ely (colaborou Aline Rimolo/PMPA)
Foto: Gustavo Gargioni/Especial Palácio Piratini
Nenhum comentário:
Postar um comentário