terça-feira, 6 de agosto de 2013

Cachoeira está sem imagens de TVE e Ulbra

Problemas técnicos nos receptores que ficam na cidade surgiram após o temporal de maio
José Lopes: presidente do Clube de TV cobra imagem das TVs que saíram do ar
Há pouco mais de dois meses, dois canais deixaram de ser transmitidos no município, a Ulbra TV (canal 49 do UHF) e a TVE (canal 9 do VHF), principalmente depois dos temporais de maio sobre Cachoeira do Sul, mas também porque as emissoras passam por transformações internas. O presidente do Clube de TV, José de Oliveira Lopes, cobra a volta das imagens.
A Ulbra TV, pertencente à Universidade Luterana do Brasil, encontra-se inoperante em todo o interior do estado, segundo o supervisor da equipe técnica do canal, Juliano Bernardi. Apenas na última sexta-feira o canal voltou a ficar disponível em Porto Alegre e na região metropolitana do estado. “Os municípios do interior continuarão provisoriamente sem sinal”, completou.
A retransmissão do canal depende da chegada de duas peças importadas, os componentes e também os amplificadores, garante Bernardi. Conforme ele, o problema estende-se ao up link, um conjunto de equipamentos que transmite sinal ao satélite. “Não temos previsão de quando o sinal irá retornar”, conclui. Fundada em 2004, hoje a Ulbra TV possui 10 afiliadas e sete retransmissoras.
TVE - Segundo o coordenador técnico Rogério Dorneles, a TVE de Cachoeira caiu com o temporal, mas há mais problemas. A equipe técnica está atualizando o parque de transmissões em Porto Alegre. “Antes o canal usava o transmissor analógico e agora está se adaptando à transmissão digital”, completa. Isso envolverá tempo e dinheiro para a compra de peças, incluindo um receptor via satélite. O sinal da TVE chega hoje a 40 antenas repetidoras de sua geradora na capital. A TVE, inaugurada oficialmente em 1974, pertence ao governo do estado. O técnico de retransmissoras Nilson Pereira prometeu agendar uma visita a Cachoeira até a próxima semana para averiguar a situação.
Vaquinha para pagar parque de antenasO secretário municipal de Planejamento, Eliseu Machado, declarou em maio que a Prefeitura Municipal não iria mais bancar o aluguel e nem mesmo a conta de luz para manter o parque das retransmissoras das TVs na propriedade de Santini Longoni, no Bairro Ponche Verde. Segundo o secretário, o valor do aluguel pulou para R$ 7 mil mensais pela locação de parte do imóvel para as emissoras.
Este valor passará a ser dividido entre os quatro canais que têm espaço no local, que é a RBS TV, rede Bandeirantes, Ulbra TV e TVE RS. Na época do temporal, a TVE já encontrava-se fora do ar há quase quatro meses. O secretário Eliseu Machado entrou em contato com a equipe técnica de televisão para reestabelecer o sinal. “A Prefeitura e o proprietário da área não têm o menor controle da situação”, conformou-se.
CLUBE DE TV - Segundo o presidente do Clube de TV, José de Oliveira Lopes, cada emissora está tentando fazer a sua parte quanto ao pagamento direto para Santini Longoni. Lopes quer agendar uma conversa com o prefeito Neiron Viegas para que a Prefeitura ajude no pagamento do consumo de energia elétrica e em eventuais problemas.
CANAIS DE CACHOEIRA
NO AR
3 - RBS TV (Globo)
11 - TV Cachoeira (Novo Tempo)
20 - Band RS (Band)
26 - TV Pampa (RedeTV)
32 - SBT RS (SBT)
FORA DO AR9 - TVE RS (TV Brasil)
14 - TV Vida (Rede Vida)
38 - Canção Nova
49 - Ulbra TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário