segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Sartori visita obras concluídas pelo governo no parque da Expointer


Governador José Ivo Sartori visita obras no Parque Assis Brasil
Governador José Ivo Sartori visita obras no Parque Assis Brasil - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini
As obras de recuperação e remodelação do Parque Assis Brasil, em Esteio, foram vistoriadas pelo governador José Ivo Sartori nesta sexta-feira (22). Os reparos estão em fase final, para a realização da 38ª Expointer, que começa no próximo dia 29 e vai até 6 de setembro. Sartori percorreu o parque acompanhado de secretários e representantes de entidades participantes da feira - uma das maiores exposições do agronegócio da América Latina. Foram investidos R$ 1,5 milhão em conjunto com as entidades.
A parte das obras que compete ao Estado está 100% concluída, e os serviços de  responsabilidade da iniciativa privada estão 95% finalizados. "O que vemos aqui nos deixa satisfeitos, pois as melhorias são muitas. Há também ações preventivas, que nos dão segurança para que esta seja uma grande exposição. Dificuldades e desafios econômicos são superados com criatividade e solidariedade", disse Sartori, referindo-se à colaboração de todos os envolvidos no evento.

As reformas foram necessárias depois de um vendaval com rajadas de até 129 km/h que atingiu a Região Metropolitana em dezembro de 2014. Por conta disso, pelo menos 70% da estrutura do parque foi prejudicada. "Apesar das dificuldades do Estado, buscamos parceria público-privada para trabalharmos na reconstrução, e estamos hoje com as obras quase prontas", disse o secretário da Agricultura e Pecuária, Ernani Polo. "É uma feira histórica e consolidada. Apesar do contexto econômico nacional, acreditamos em resultados positivos", completou.
Pavilhões da Área Internacional e o Pavilhão do Gado de Corte já estão prontos. As obras foram executadas pelo governo em parceria com o Sindicato da Indústria das Máquinas do RS (Simers), Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Crioulo (ABCCC) e Federação da Agricultura do Estado do RS (Farsul). A ABCC também está finalizando mais um pavilhão (que vai abrigar equinos e terá espaço para o público conferir o desfile dos campeões), boulevard e pista coberta para os leilões da raça. São 4.758 animais com participação confirmada na Expointer 2015.
Também houve reformas estruturais em toda a rede elétrica e troca de cercas das quatro pistas de provas. Além disso, foi construído um novo lavador para o gado leiteiro, e as duas coberturas para desembarque - uma para os rústicos e outras para os animais de argola - foram restauradas.

Texto: Anamaria Bessil/Palácio Piratini
Edição: Rui Felten/CCom